O Canabidiol (CBD) pode ser utilizado para tratar e aliviar diferentes tipos de dor. Quando falamos em inflamação, o composto pode reduzi-la efetivamente, aliviando, também, o desconforto resultante de diversas condições de saúde.
Estudos sobre o uso do óleo de canabidiol no tratamento de dores mostraram resultados positivos, justificando os benefícios do composto quando usado como analgésico. O uso de canabidiol para tratar dores crônicas pode ser considerado uma alternativa natural para pessoas que não desejam usar medicamentos de viés viciante/formadores de hábitos. Embora pesquisas sobre o tema sejam sempre bem-vindas, há uma quantidade suficiente de evidências apontando que o canabidiol pode ser uma excelente opção para o tratamento de dores crônicas.
Como funciona o canabidiol no tratamento da dor?
O canabidiol é um composto de cannabis que não possui propriedades psicoativas e, conforme descrito, pode combater a dor e a inflamação.
O corpo humano também produz seus próprios canabinoides e possui seus próprios receptores CB1 e CB2 no cérebro e no corpo, respectivamente. Os receptores CB1 no cérebro controlam emoções, pensamentos, apetite, movimentos, dor e memórias. Os receptores CB2, por sua vez, influenciam o sistema imunológico do corpo. O uso do óleo de canabidiol estimula o organismo humano a produzir mais canabinóides.
Quais tipos de dor o canabidiol pode tratar?
Dor crônica
Entende-se por dor crônica uma dor intensa em determinada parte do corpo que gera incômodo na pessoa por um longo período. Em resumo, a dor crônica é qualquer dor que dura no corpo por um período acima de 12 semanas.
Não há razões específicas ou únicas para a causa dessas dores. Existem várias possibilidades, como lesões, entorse nas costas, distúrbios do sono etc., que podem ser consideradas fatores que contribuem para a dor crônica. Essas dores são graves e limitam os movimentos, causando desconforto. A dor crônica não deve ser negligenciada, pois, se não tratada por um longo período, pode até levar à determinadas incapacidades no futuro.
Não existe tecnologia para medir a dor crônica e diagnosticar a localização ou o motivo da dor. Portanto, é necessário que o paciente oriente os médicos a respeito do que sente. Avanços recentes evidenciaram que o canabidiol tem sido consideravelmente útil na cura desses tipos de dores.
Dor menstrual
As mulheres sabem quão intensas, desconfortáveis e dolorosas podem ser as cólicas menstruais, e seria um alívio ter uma cura para elas. Para algumas, a dor chega a ser tão intensa que elas precisam recorrer a injeções para aliviá-la.
O óleo de canabidiol é, comprovadamente, uma ótima opção para aliviar a dor menstrual, atuando como relaxante muscular e por conta, também, propriedades anti-inflamatórias, relaxando as áreas que causam o desconforto. Além disso, o composto pode ajudar a aliviar as dores nas costas causadas durante esse período do mês, além de conter propriedades que ajudam a combater a ansiedade e relaxam o corpo, minimizando as mudanças de humor e os efeitos da TPM.
Enxaqueca
A enxaqueca é uma dor de cabeça consideravelmente forte, por conta de ser uma dor vai muito além de uma dor de cabeça normal causada por estresse ou resfriado, por exemplo. A dor de cabeça da enxaqueca é bastante crítica, pois varia em intensidade e as pessoas normalmente precisam recorrer a analgésicos para diminui-la. As enxaquecas geralmente estão localizadas em um lado da cabeça e podem fazer com que a pessoa se sinta incomodada pelo som e pela luz, bem como nauseada.
A enxaqueca crônica pode causar danos permanentes ao cérebro. A aplicação ou uso de óleo de canabidiol pode ser uma boa opção para auxiliar no alívio dos efeitos colaterais de uma enxaqueca. O óleo de canabidiol, como já sabemos, não possui substâncias psicoativas, e tem se mostrado uma cura eficaz para a condição. As enxaquecas também podem ser causadas por conta dos níveis mais baixos de serotonina e o canabidol, por sua vez, ajuda a aumentar o nível da serotonina.
Além disso, o uso do óleo de canabidiol também pode ajudar a acalmar o corpo e, por conta disso, acaba sendo uma boa opção para aliviar a enxaqueca.
Dor da artrite
A artrite é uma condição nas articulações e causa dores intensas no corpo, inflamação, além de se agravar conforme a idade. Entre os diversos sintomas, alguns dos principais incluem dor e inchaço. Além da inflamação, a condição também causa rigidez e reduz o movimento do corpo. Os pacientes geralmente recorrem à fisioterapia, medicamentos e, em casos graves, são submetidas a cirurgias para aliviar a dor.
Os dois tipos mais comuns de artrite são artrite reumatoide e osteoartrite. A primeira causa rigidez nas articulações, bem como mãos e pés inchados. A osteoartrite afeta a cartilagem articular e os ossos, sendo mais comum nos joelhos, quadris e articulações do polegar.
O uso de canabidiol é excelente para ajudar a reduzir a inflamação e a dor causadas pelos sintomas da artrite, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias e por ser, também, uma alternativa natural.
Sintomas relacionados ao câncer
Câncer é uma doença que todos temem, obviamente. Diferentes tipos de câncer apresentam sintomas diferentes. No entanto, uma dor excessiva e desconfortável está quase sempre presente durante o processo dos pacientes em suas jornadas de tratamento da doença. O óleo de canabidiol ajuda a reduzir os níveis de dor, tornando-os mais gerenciáveis, além de ajudar no alívio de náuseas, causadas pelo processo de quimioterapia.
O uso de óleo de canabidiol nos estágios iniciais da doença pode ajudar a reduzir a quantidade assustadora de sintomas relacionados ao câncer. As propriedades do óleo de canabidiol amenizam a dor nas costas, a depressão e a fadiga e podem proporcionar ao paciente uma experiência relaxante, pois também ajuda a acalmar o estresse do corpo e da mente.
Inflamação
Inflamação é o sistema imunológico do corpo que tenta proteger suas partes de uma célula danificada, tentando removê-la. Os sinais e sintomas de inflamação podem ser desagradáveis, mas é a forma do seu corpo protegê-lo contra estímulos prejudiciais.
O óleo de canabidiol, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, pode ser uma boa e eficaz alternativa para combater a inflamação.
Fibromialgia
A fibromialgia causa um distúrbio nas partes musculoesqueléticas, causando, também alterações de humor, fadiga e perda de memória, gerando muito desconforto ao indivíduo que sofre dessa condição. Não existem, até o momento, estudos ou pesquisas que avaliam os benefícios do óleo de canabidiol no tratamento da Fibromialgia. No entanto, pode-se dizer que o composto é capaz de reduzir o nível de dor no corpo, trazendo uma sensação mais relaxante, aliviando a dor com êxito.
Atletas e profissionais de esportes, por exemplo, podem apresentar maior risco de desenvolver pressão arterial, devido ao alto volume de treinamento e seu efeito no sistema musculoesquelético. O óleo de canabidiol pode ser um forte aliado para o alívio de eventuais sintomas.
Túnel Carpal
O túnel do carpo é uma síndrome em que uma pessoa tem sensações de formigamento ou dormente na mão e no braço. Esse quadro pode ser causado devido a um nervo comprimido no pulso da mão afetada. O canabidiol pode ajudar a reduzir a sensação de dormência e formigamento na área, ajudando, também, a reduzir qualquer tipo de dor que o indivíduo possa sentir na mão.
Esclerose Múltipla
Trata-se de um distúrbio em que o sistema imunológico do corpo devora a camada protetora ou a cobertura dos nervos. Os sintomas são fraqueza no corpo e, também, o paciente pode ter, por vezes, visão dupla. O uso do óleo de canabidiol pode ajudar a reduzir a dor neuropática e os distúrbios do sono. Portanto, o uso de óleo de canabidiol para tratar esse tipo de condição vem crescendo em um ritmo consideravelmente acelerado.
Dores Musculares
As dores musculares podem ser causadas por inúmeras razões, como excesso exercício ou uma posição desconfortável para sentar-se ou dormir, causando rigidez nos músculos, dificultando, portanto, a movimentação da parte do corpo em questão. Fazer o uso de canabidiol para reduzir dores musculares é uma ótima opção, uma vez que o composto, além de reduzir a dor, é um excelente relaxante muscular.
Quais são alguns efeitos colaterais do uso do Canabidiol?
Conforme confirmado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), não foram apontados efeitos colaterais do Canabidiol, quando usado de forma isolada. Os usuários responderam muito bem ao uso do produto, não apresentando nenhum dano ao sistema nervoso.
Houve, no entanto, casos de pessoas reclamando de diarreia e leve e sensação de cansaço. Nenhum efeito sobre alterações de humor ou a questões em torno da saúde foram registrados. Perda repentina de apetite e perda de peso também foram observadas em alguns casos.
Dosagem de Canabidiol para dor
A dosagem recomendada pode variar bastante de produto para produto. A dosagem depende da porcentagem de óleo de canabidiol a ser utilizado. Recomenda-se o método Step-Up de Leinow & Birnbaum, detalhado no livro: “CBD: um guia do paciente para cannabis medicinal”. Leinow e Birnbaum recomendam começar com uma microdose, e seguir observando para futuras e periódicas alterações para tratar dores.
Como posso usar o Canabidiol para tratar a dor?
Se você optar por ingerir óleo de canabidiol por via oral, basta colocar as gotas embaixo da língua e segurá-las até que sejam totalmente absorvidas. Não é recomendado engolir imediatamente, é necessário esperar a absorção, pois esse processo facilita a digestão e absorção no organismo. Também é possível fazer o uso do Canabidiol em forma de cápsulas ou misturá-lo a uma bebida.
Tradução:
- Fique em frente ao espelho para ver onde pingar as gotas.
- Faça igual a imagem para colocar sua dosagem debaixo da língua.
- Deixe o óleo ser absorvido por pelo menos 1-2 minutos.
- Engula o restante de óleo.
Como tomar óleo de canabidiol para tratar dores
Outro método de fazer o uso de óleo de canabidiol é o vaping, utilizando vaporizadores ou inaladores. Este método é um dos mais rápidos e tem um efeito instantâneo, sendo recomendado principalmente se o usuário tiver enxaquecas severas, para que a dor seja aliviada imediatamente. No entanto, não é recomendado o uso vape caso a pessoa apresente um quadro de asma ou qualquer outra doença pulmonar ou se for iniciante, pois pode ser demais para o corpo no início, por conta de sua função instantânea.
O óleo de canabidiol também pode ser aplicado diretamente na pele, uma vez que também pode ser encontrado na forma de loções, bálsamos e cremes. O indicado é experimentar as diferentes formas de fazer o uso para concluir qual a melhor opção (mais eficiente e prática) para você. Tudo vai depender de como seu organismo responde, seu estilo de vida etc. E, claro, faça um acompanhamento com um profissional.
Referências (portais visitados em julho / 2020):
Recent Comments